Sala Winnicott - Ivonise Motta

Ivonise Motta
Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Biblioteca
Biblioteca 
Winnicott
 
D. W. Winnicott nasceu em Plymouth, em 1896. Depois de exercer a pediatria por mais de quarenta anos, especializou-se em psicanálise infantil. Concentrou seus estudos na relação mãe-lactente, considerada como uma unidade indissolúvel. Morreu em Londres em 1971. É autor também de Privação e delinquência, O gesto espontâneo, Os bebês e suas mães, Conversando com os pais, Holding e Interpretação e A família e o desenvolvimento individual, entre outros títulos. (fonte: Editora Martins Fontes)
 
 
 
O lar é nosso ponto de partida. À medida que crescemos
O mundo se torna mais estranho, mais complexo os padrões
De morrer e viver. Não o momento intenso
Isolado, sem antes nem depois.
Mas uma vida ardendo em cada momento.
T.S. Eliot, "East Coker", Four Quartets

Quando Donald Winnicott morreu, em 1971, deixou mais ou menos oitenta artigos inéditos. Além desses, havia outros, publicados em livros e revistas que já se tornaram difíceis de encontrar. Desses dois grupos extraiu-se a maior parter do presente volume, mas, à medida que as seções tornavam forma, alguns artigos dos livros de Winnicott foram acrescentados, Para guisa de fecho. (Os detalhes das publicações originais podem ser encontrados nos Agradecimentos.) (fragmento do prefácio)

Winnicott, Donald W., 1896-1971
Tudo começa em casa / d. W. Winnicott;
tradução Paulo Sandler. - 4 ed. - São Paulo:
Martins Fontes, 2005.
 
Fragmentos de uma análise
Este é o texto definitivo de uma história de caso publicada anteriormente como "Fragmentos de uma análise".
O trabalho é agora reeditado com uma esclarecedora introdução de Masud Khan - a quem Winnicott confiara suas anotações sobre o caso -, que relaciona esta análise com a primeira fase do tratamento do mesmo paciente descrita por Winnicott em "Retraimento e regressão", incluído como apêndice neste volume. Trata-se da terapia de um profissional altamente qualificado que passou por um surto psicótico acompanhado de depressão profunda e que conseguiu se recuperar através da análise e do tratamento hospitalar. (trecho do primeira orelha do livro)

Winnicott, D. W., 1896-1971.
Holding e interpretação / D. W. Winnicott;
tradução Sonia Maria Tavares Monteiro de Barros.
- 2 ed. - São Paulo; Martins Fontes. 2001.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal