Sala das Publicações - Ivonise Motta

Ivonise Motta
Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Biblioteca
Publicações
 
Transcorridos aproximadamente cem anos dos primórdios da Psicanálise, muito foi desenvolvido e construído por vários autores que continuaram a Obra iniciada por Freud. A inserção do trabalho com crianças no campo psicanalítico possibilitou uma ampliação das mais significativas tanto para a pesquisa como para as possibilidades de intervenção, quer na área das psicoterapias, quer na área da prevenção em saúde mental.
Enfocar Winnicott é priorizar a necessidade de se aprofundar questões clínicas do final deste século e também priorizar a pesquisa clínica que possa propiciar o surgimento de novas ideias pertinentes à realidade brasileira (trecho da primeira orelha do livro)

Winnicott, D. W., 1896-1971.
A clínica e a pesquisa no final do século:
Winnicott e a universidade/Ivonise Fernandes da Motta Catafesta (organizadora).
- São Paulo: Lemos Editorial, 1997.
 
[...] No I Encontro sobre Donald W. Winnicott, realizado no Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP nos dias 11 e 12 de novembro de 1995.
O nome do encontro foi " O verdadeiro e o falso. Winnicott e a tradição independente". Coordenaram o evento os professores Ivonise Fernandes da Motta Catafesta, Maria Helena R. Caldas de Oliveira e Gilberto Safra, contando com o apoio administrativo da Prof. Dra. Therezinha Moreira Leite, que na época chefiava o Departamento de Psicologia Clínica.
Importantes personalidades do universo psicanalítico estiveram presentes com relevantes contribuições para o avanço científico da psicanálise e sua integração à universidade, colaborando com o Departamento de Psicologia Clínica da USP, berço da Psicanálise brasileira, iniciada pelo Prof. Durval Marcondes. (trecho da primeira orelha do livro)

Catafesta, Ivonise Fernandes M. (Org.).
D. W. Winnicott na Universidade de São Paulo,
Depto. de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Cidade Universitária, São Paulo, Brasil, 1996, 324.
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal